quinta-feira, 5 de maio de 2022

Saúde mental, um constante autoconhecimento.


Com a chegada da pandemia conhecemos de perto a importância do equilíbrio emocional, o quanto precisamos do outro para compartilhar, interagir e aprender um pouco mais sobre a vida e muito sobre nós mesmos.

O que é o autoconhecimento? É estar ciente de quem você é, onde você se encontra, o que te faz bem e o que deseja conquistar.

Pode parecer algo simples, mas é preciso um estudo constante para chegar nas respostas que nos farão equilibrar a essência ao momento atual.

Ninguém te ensinou o que é emoção, o que ela faz em seu corpo, como ela transforma o seu olhar.

Cada vez que uma emoção aflora é porque foi acionada por algo externo, uma palavra, uma imagem, um gesto, um som, um aroma. Os sentidos gravam na memória a informação gerada pela emoção, sejam sentimentos bons ou não.

Cabe a nós observar e perceber quando a emoção é gerada, como ela é captada e armazenada. Caso seja algo que nos faça mal, como gerar um estresse, nos deixar em estado de alerta, nervoso ou confuso, transformá-la em algo bom.

Exemplo clássico:

Problema: Meu superior me deixa estressado, fico irritado, não consigo produzir o meu trabalho perfeito. Cobrança constante, uma corrida contra o tempo.

Perguntas:

1. O que faz com que o seu superior descontrole o seu emocional?
2. Por que algo o atingiu?
3. Como você estava no momento da abordagem?

Vamos exemplificar através do vento. O vento chega das mais variadas maneiras, há ventos fortes, outros fracos, outros leves e alguns devastadores, o que difere cada um? É a forma que atingem algo. Se o vento forte bater em algo sólido, nada acontece. Se este mesmo vento forte atingir algo sensível, desmorona. A diferença não está no vento, mas sim na maneira em que o objeto se encontra.

Através deste exemplo simples podemos compreender que se algo nos atinge é porque não estamos devidamente preparados para combatê-lo. Então o que fazer? Conheça as suas emoções, trabalhe sua postura perante as ações que chegam. Para ser feliz é preciso agir com sabedoria e não reagir por impulso. A reação é uma ação precipitada, sem controle e sem medida.

Solução: A partir do momento que temos o conhecimento de nossas capacidades, nosso desenvolvimento, temos as ferramentas necessárias para execução do nosso projeto e principalmente a certeza do resultado perfeito, o que são palavras ao vento?

Saiba sempre o seu potencial, o valor da sua trajetória, suas conquistas, a sua capacidade de transformar o seu dia a dia, o poder de ser o exemplo vivo para o mundo. O segredo é mudar o nosso comportamento perante uma situação.

Faça a diferença, mostre ao mundo que a mudança começa quando a gente muda por dentro.

Uma semana repleta de oportunidades, mudanças e felicidade! :)


Tânia Gorodniuk

www.tginspira.com.br

Nenhum comentário:

Um amor é semente que floresce sempre...

  O amor é um sentir que nasce pouco a pouco Que floresce quando toca o coração. Há amores que acontecem há qualquer momento Amores que se u...