domingo, 31 de julho de 2022

Será?


Será que compreendemos a mensagem
Que captamos nas entrelinhas
O que o Universo exige agora?

Lá fui eu refletir
Deixar o pensamento voar...

Desde que o mundo é mundo
Aprendemos que a higiene é tudo.
Ter cuidados com si mesmo,
Banhar-se, escovar os dentes, cuidar da alimentação,
Não colocar os pés no chão,
Não levar tudo a boca, lavar sempre as mãos.

Aprendemos que devemos ter cuidado com tudo, nossa casa, nossa família, nossos amigos, nosso mundo.

Poucos ainda sabem que  tudo faz parte de nós, a nossa escola, o nosso bairro, a nossa cidade, o nosso país, o nosso mundo. A nossa casa não é um pedaço, é tudo o que há no mundo. As árvores que filtram o ar, que fornecem a sombra para a gente se abrigar. A natureza como um todo que faz o ciclo da vida acontecer para garantir a mim e a você.

Se a nossa casa é o mundo devemos cuidar de tudo, do transporte, da limpeza, de quem elegemos para nos representar, da manutenção das ruas e rodovias, do alimento que compramos, fazer o que é certo para todos e cobrar o correto.

Foi preciso um vírus chegar para que pudessemos parar, olhar sem pressa pela janela, observar como a vida é bela, como o mundo anda sem cuidado, como o outro está sem ao nosso lado, como a nossa conduta anda defasada e a nossa ação desordenada.

Está na hora de pegar a vassoura e não mais varrer a sujeita para debaixo do tapete, mas jogar no lixo a erva daninha, cuidar do nosso jardim.

Se cada um cuidar de uma parte, fazer valer os seus deveres e direitos teremos em breve um mundo perfeito.

Foi preciso ficarmos presos em nós mesmos para ver com calma o que se passa na alma. Foi necessário ficar sem chão para voar na fé e abrir o coração. Foi preciso fechar os olhos para ouvir a voz interior e assim exalar o amor, ver no outro o que nos faz, trazer a tona a empatia compartilhando tudo o que temos.

Descobrimos tanta coisa boa, tanta gente unida em prol da vida, mas descobrimos também o quanto ainda nos falta.

Em pleno século XXI nem todos tem acesso ao saneamento básico e com toda a reviravolta no mundo descobrimos que a responsabilidade disto tudo é minha, é sua, é nossa.

Que bom que o vírus trouxe a reflexão, que nos fez parar por alguns momentos para sentir o que há por dentro.

Que possamos atravessar este processo mais fortes, mais conscientes, mais reflexivos em tempo presente.

Que estas ações que ousaram nos transformar continuem e como a água mudem tudo de lugar para que a semente que hoje permeia, floresça no amanhã.

Todos juntos somos um, unidos somos o mundo.

Quando o pensamento ousou gritar...


Tânia Gorodniuk

Nenhum comentário:

Experiência...

Viver é experimentar a cada passo um algo mais É vivenciar no compasso da vida É interagir de maneira única Entre várias tentativas Cair e l...