segunda-feira, 18 de julho de 2022

Como organizar o pensamento...


Você não aprende na escola a pensar, a organizar o pensamento, a ponderar, a analisar os fatos, a agrupar dados, a ser ético, a ter empatia, a ser humano.

Ninguém te ensina o be a bá de viver e ser alguém de valor.

Ninguém enaltece o bom, ninguém propaga o bem.

Para você que está lendo esta postagem, eu peço não acredite no que escrevo.

Conteste, reflita, busque informações.

A gente se acostuma a ter tudo mastigado e quando precisa construir do zero, não sabe nem por onde começar.

Repare nas notícias de hoje, raras são motivadoras, notícias boas que trazem esperança para o amanhã. Porém há um dado alarmante, as pessoas gostam de ver tragédias, esmiuçar o sofrimento alheio e assim viver a vida do outro. Porque? Eu respondo, é mais fácil resolver os problemas do outro pois não estamos envolvidos emocionalmente, sendo assim fica fácil opinar.

O autoconhecimento às vezes é doloroso no início, mas recompensador depois de um tempo.

Ninguém aprende que se olhar é entender o mundo por fora, que a vida só reflete o que há em nós. Que os nós que encontramos pelo caminho foi por falta de atenção em algum momento da vida e deixamos algo que era para ser resolvido, passar.

As pessoas perderam o tato ao olhar o outro e falar. Assim como uma bala perdida fere, uma palavra machuca também.

Quando olhar para alguém, imagine que está olhando para si mesmo e aja conforme gostaria de ser tratado.

Devemos agir sempre como o Semáforo-Sinal-Farol-Sinaleira, parar quando algo acontecer, observar os fatos, utilizar os conhecimentos adquiridos e se for preciso buscar novas informações, depois após uma análise completa fazer acontecer.

Alguns podem estar pensando "isto é planejamento, requer tempo", não. Quando se pratica logo vira hábito e acontece.

Um exemplo prático: ao termos que fazer algo diferente fora do que costumamos fazer, não paramos para refletir e já saímos fazendo. Outro dia eu precisa chegar em um lugar que nunca havia ido, parei por um instante, busquei na memória pontos conhecidos, tracei mentalmente uma rota e assim consegui chegar sem problemas. O que foi preciso? 5 minutos de reflexão.

Se por outro lado, saísse em disparada e fosse pelo caminho tentando encontrar uma solução, com certeza daria voltas e chegaria atrasada. Isto é só um exemplo. 

Às vezes precisamos parar por um segundo para organizar o pensamento, exercício que ninguém nos ensinou, mas é a chave mestra para o nosso dia a dia transcorrer perfeitamente.

Lembre-se do Semáforo-Sinal-Farol-Sinaleira, PARE, PENSE E FAÇA!

Tudo o que a mente repete vira hábito.


Tânia Gorodniuk





Nenhum comentário:

A primeira vez que o coração se encantou...

A primeira vez a gente não esquece O toque mágico Que se fez no coração Quando a alma virou canção E fluiu no mais doce som. Como não s...