segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Como estabelecer a saúde mental...





Saúde Mental, como você cuida da sua mente?

Muito se fala sobre a importância da saúde mental, do equilíbrio emocional, da paz interior, mas do que se trata tantos nomes diferentes?

A mente, o nosso cérebro é como um computador, temos lugares onde armazenamos tudo o que a gente vive, olha, observa, escuta e muitas vezes nem percebe.

Tudo a nossa mente computa, arquiva em nossa máquina super potente (o cérebro) para depois ser utilizado.

Conhecimentos, aprendizados, vivências, histórias, sentimentos, sentidos (som, aroma, tato, imagens, cores, sabores), um conteúdo imenso para ser usado a qualquer tempo.

A teoria torna-se prática em nossas memórias. Como seres humanos somos ávidos por conhecer, aprender, experenciar e transformar o aprendizado em informação útil, que assim possa auxiliar a todos em seu momento.

Só que às vezes de maneira desenfreada consumimos tudo o que passa por nós e ultrapassamos a capacidade do nosso intelecto.

É preciso limpar, arejar, organizar a nossa mente de maneira periódica, dar lugar ao novo que chega, transformar um ponto, reescrever um hábito.

Somos o que repetidamente fazemos, o que escolhemos ser e viver.

Assim como o corpo, a mente requer cuidados, precisa de alimento, carece de um tempo para nada fazer. O nada é tudo para uma mente em perfeito funcionamento.

Alguns utilizam da meditação como fonte de alimento para uma mente preparada para ser utilizada em sua plenitude.

O que é meditar? É relaxar, respirar sem pressa, sem tempo, apreciando apenas o movimento interior. É olhar para dentro, sentir o que vive presente em nosso interior.

Costumo dizer que a reza também é uma forma de meditar, um autoconhecimento aberto, uma comunicação sem interferências entre a criatura e o Criador.

Contemplar também é uma ótima maneira de relaxar a mente, analisar cada imagem, cada ser vivente, a natureza, o céu, as nuvens, as construções, as ruas, a cidade, o bairro, tudo de maneira minuciosa.

Quando fazemos este simples ato de parar, deixar a mente solta, observar sem pressa, o cérebro respira, um novo ar invade o corpo e num sopro o coração suspira de prazer.

Compreender nossas emoções, ativar ou não ativar reações, compreender o que nos afeta de modo benéfico e o que nos prejudica desencadeando de forma negativa ações desnecessárias.
"Eu escolho ser o que sou, eu determino para onde vou."

Seja protagonista da sua vida e não coadjuvante de um mundo sem rumo.

Tudo começa por um passo: se amar em primeiro lugar.

Sentir a vida, viver plenamente o presente.

A mente foi feita para viver no agora, para sentir no hoje e construir a sua história.

Mente saudável é um lugar onde os pensamentos florescem, onde o sorriso corre solto, onde a nossa criança interior vive feliz.

Coloque encanto no olhar, prazer nas ações, amor no que faz.

A felicidade é a fonte para um viver perfeito onde a nossa essência conecta-se a luz maior.

Religiosidade é a bondade em movimento.

Enquanto as mãos se tocarem o Universo interage, a vida acontece e um novo amanhã renasce com um outro despertar.


Tânia Gorodniuk


Nenhum comentário:

A primeira vez que o coração se encantou...

A primeira vez a gente não esquece O toque mágico Que se fez no coração Quando a alma virou canção E fluiu no mais doce som. Como não s...