domingo, 21 de agosto de 2022

Autoconhecimento...

 


Autoconhecimento é uma releitura constante, uma reflexão contínua, um aprender diário.

Para compreender-se é preciso pausar o corpo, silenciar a mente até que um suspiro se faça, só então poderemos abrir o baú das mémorias, observar o passado, gerenciar o presente e assim respirar.

Viver requer aprendizado, saber o que somos, compreender o que queremos e direcionar os nossos sonhos.

Se eu tivesse que resumir a vida em uma palavra seria "disciplina".

A nossa mente vagueia a cada segundo, se não houver controle tudo se dispersa. Automaticamente focamos em algo leve, prazeroso que não requer um pensar. Sem querer fugimos das coisas que requerem um olhar minucioso, um estudo profundo, um observar detalhado.

Porque muito dizem que é difícil falar sobre si próprio? Porque é preciso pensar, analisar, pontuar, encontrar, debulhar e ressignificar o passado em tempo presente.

Há sentimentos dolorosos, há outros desconhecidos, há aqueles que são negados e com certeza há muitos para serem curados.

O primeiro passo para o autoconhecimento é a aceitação do que existe.
A gente só cura o que aceita, e todos nós possuímos luz e sombra.

A luz evidencia o amor, a sombra nos permite evoluir na construção de algo maior.

O que se esconde muitas vezes traz à tona a causa de um conflito que torna-se repetitivo em nossa vida por não ser olhado.

Consertar dá trabalho, transformar requer dedicação, mas como toda tarefa há uma grande realização, a de ter conquistado algo inusitado, de ter mudado a sombra em luz.
Aceite o que não pode mudar e mude o seu olhar.

Vou dar um exemplo, como sempre pessoal, por muito tempo briguei com o espelho, não gostava do que via. Até que um dia fiz o seguinte exercício, fechei os olhos, senti o meu corpo e me amei por inteiro. Abri os olhos e agradeci o que sou, eu não sou um produto, eu sou um ser que como todos é diferente. Eu me aceitei e mudei o meu olhar.

Olhe de frente o que sente, aceite e transforme o seu viver.

Autoconhecimento é um movimento de dentro para fora e não o contrário.

#ficaadica

Tânia Gorodniuk

Nenhum comentário:

A primeira vez que o coração se encantou...

A primeira vez a gente não esquece O toque mágico Que se fez no coração Quando a alma virou canção E fluiu no mais doce som. Como não s...