quinta-feira, 14 de março de 2024

Simplesmente FAÇA!



Sou do tempo que não havia internet, eram apenas livros, grandes, pesados, com muitas informações.

Para conquistar o meu primeiro emprego recebi o guia de ruas, para quem lembra era grande e continha o mapa das ruas de São Paulo, o dinheiro para passagem e para o almoço com o seguinte aviso "vá a todas as agências de emprego e só volte no final do dia". Esta é a minha mãe. Não havia choro e muito menos reclamação, desde pequenos aprendemos a fazer, nossa única opção era ser o melhor que podíamos.

O "não" para nós sempre foi um "sim", um tente novamente, um prossiga em frente.

Hoje ao gerenciar pessoas percebo o quanto este ensinamento faz falta, o vai, busque e faça!

Coisas pequenas se perdem e as básicas são deixadas para trás. Por exemplo: antes de começar o seu trabalho, limpe e organize sua mesa, deixe o seu local de trabalho prazeroso, gostoso de estar. Planeje o seu dia, enumere os afazeres por prioridade, mantenha a ordem e a disciplina.

Depois de um tempo descobri que o que para mim era cotidiano, tem um nome 5S (sensos de utilidade, organização, planejamento, limpeza e disciplina).

Percebo a cada dia o quão difícil é que alguém faça uma lista de tarefas, pegue uma folha de papel e enumere, problemas, soluções, afazeres e priorize cada um no seu tempo.

Uma ação simples gera desconforto, angústia, nervosismo, estresse e até total desinteresse.

Pode parecer algo banal, mas desenhar numa folha e visualizar o que está na mente ajuda e muito a organizar o pensamento, a traçar caminhos e chegar a soluções.

Parece que o cérebro desliga quando a humanidade engata no automático e fica no ctrl C - ctrl V, copia e cola o que já existe, afinal pensar cansa.

Outro dia presenciei uma cena peculiar, havia um problema em questão e a solução era clara, mas por conta da emoção elevada ninguém enxergava nada. Como é difícil enxergar a porta enquanto todos batem na parede, e como fazê-los parar? Simples, uma breve pausa para o café, um respiro para acalmar os ânimos, depois com disciplina enumerar pontos negativos e positivos. Através da visualização no quadro permitir que todos memorizem o problema e encontrem dentro do cenário a solução.

O que falta é ordem, disciplina, raciocínio estratégico, análise dos fatos e pensamento a longo prazo.

A pressa pula processos, ensinamentos únicos que farão toda a diferença logo à frente.

Um exemplo prático:

Há uma situação para ser resolvida. Pontue as divergências, enumere as possibilidades, analise causa e efeito, visualize a solução além do problema. Se for preciso um respiro, saia de cena, mude de ar e volte mais tarde para continuar.

Aprendemos desde cedo que o tempo é escasso, mas na verdade ele é seu aliado. Enquanto uns acreditam que respirar, dar uma volta é perder tempo, outros têm a certeza que é o contrário é ganhar tempo e sabedoria.

Faça o seu equilíbrio, busque a melhor maneira de transformar o seu dia, alegrar a sua criatividade e melhorar a sua produtividade.

Cada um tem o seu tempo, respeite o seu.
 

Tânia Gorodniuk

www.tginspira.com.br

Nenhum comentário:

Experiência...

Viver é experimentar a cada passo um algo mais É vivenciar no compasso da vida É interagir de maneira única Entre várias tentativas Cair e l...