terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Planejamento empresarial e sua organização.


Basta falar em planejamento empresarial e a mente já desenha toda a hierarquia da empresa: presidente, diretores, gerentes, secretárias, atendentes, telefonistas, contadores, engenheiros, mecânicos, motoristas entre outros.

Mas ninguém pensa que apesar da responsabilidade de cada cargo, TODOS devem estar envolvidos em todos os assuntos da empresa.

Primeiro, todos deveriam fazer um "tour" pela empresa e aprender o que cada um faz, qual a função e responsabilidade, desde o presidente até o porteiro.

Somente assim será possível um melhor andamento na engrenagem maior que conecta todos os cargos em uma só empresa.

Viemos de um tempo onde cada um executava a sua parte, sem se importar no que o outro estava fazendo, porém quando este colaborador faltava, tudo ficava de pernas para o ar.

Hoje tudo mudou, é preciso fazer a sua parte sabendo a do outro, assim há maior respeito e entrosamento entre todos.

Toda empresa agrega valores trazendo uma missão, eles serão a energia para o dia a dia acontecer.

Uma empresa precisa incentivar, motivar seus colaboradores inserindo-os em projetos que gerem novas ideias, melhorando o aproveitamento de cada um.

Muitas vezes se busca fora um profissional que já está ativo dentro da empresa.

O departamento de RH deve fazer esta constante análise para saber o que cada colaborador está fazendo, para total aproveitamento do mesmo.

Além da execução de cada função é preciso engajar cada colaborador com as inovações pertinentes ao ramo da empresa.

Propor cursos, oferecer treinamentos específicos na área, como cursos de autoconhecimento e motivação. Antes de ser um profissional o colaborador é um ser humano que pensa e sente.

Por esta razão as equipes de produção e vendas não podem esquecer a importância do cliente, pensando sempre no seu bem estar e como ele deseja o produto em questão.

É preciso salientar que o atendimento ao cliente, tanto na pré-venda como no pós-venda, deve ser PERFEITO sempre.

Não dá para robotizar um atendimento que lida com as emoções, é preciso interagir, sentir na pele e resolver da melhor maneira qualquer problema que venha aparecer.

A maioria das empresas acreditam que a interação com os clientes seja algo desnecessário, como as mídias sociais, a excelência no atendimento ao cliente (o rápido posicionamento perante questões abordadas) é responsável por mais de 50% na divulgação e no aumento das vendas.

Uma empresa inovadora:

-  interage com os clientes, busca saber mais, aproveitando cada detalhe para melhoria do produto:
-  oferece cursos e treinamentos aos colaboradores;
-  desenvolve incubadoras de ideias e novos projetos;
-  reinventa-se sempre ousando uma visão futurista;
-  aproveita todo o potencial do profissional que já faz parte da empresa;
-  incentiva a troca de experiências, troca a competitividade pela força da união;
-  sabe que o colaborador e o cliente fazem parte de todo o processo e para tanto merecem cuidados e atenção.

Numa empresa inovadora todos estão envolvidos no processo: projeto - produção - venda - lucro.

Sozinhos caminhamos, juntos decolamos.


Tânia Gorodniuk



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O que é correto? Correto é respeitar as normas vigentes. Correto é respeitar o outro em todos os aspectos, gostos, religião...