terça-feira, 25 de outubro de 2011

Tradição

Na foto acima do lado direito, minha avó (Maria Kallaur Haponczuk) com minha mãe (Lhuba Haponczuk) no colo, ao lado minha tia (Lídia Haponczuk) e meu avô (Jan Haponczuk).

Tradição significado no dicionário: hábito ratificado pela prática histórica, passado que indica respeito, ato contínuo validado por uma transmissão cultural.

Quando eu era pequena (filha, neta, sobrinha, prima) tradição pra mim era tudo o que eu via a minha família fazer. Tomar café da manhã com todos reunidos a mesa, era tradição. Ninguém levantar antes que todos terminassem? Era tradição. Ir a cerimônia religiosa toda semana, tradição. Visitar os avôs todo final de semana, tradição. Beijar o pai e a mãe antes de se deitar e ao acordar, tradição.

Conforme eu cresci (me tornei mulher) eu compreendi que o nome disto tudo era valor, e que valor era esse? O valor da amizade, o valor da solidariedade, o valor da humildade, o valor do amor, o valor do respeito, o valor da família, o valor da união, o valor do cuidado, o valor da admiração, o valor do sorriso, o valor do abraço, o valor de um simples gesto, o valor da verdade.

Depois de ser mãe eu finalmente percebi que o nome disto tudo era: EXEMPLO. Porque tudo o que eu vi e vivi me fizeram ser o que hoje sou, foram aprendizados vivenciados ao longo da vida. Presenciar minha bisavó aos 92 anos acordar cedo, cozinhar, agradar os bisnetos todas as vezes que passávamos por lá, sentir o seu carinho, ouvir o seu sorriso só por olhar para nós, é algo que guardo na memória, a sua força e o seu amor. Ela morreu porque não aguentou a ausência do meu bisavô e alguns meses depois ela se entregou, até nesta hora um ato de amor.

Minha avó pespontava calçados noite e dia e nas horas vagas vendia roupas de cama de porta em porta. Meu avô por parte de pai até hoje vende produtos da geleia real, quem lembra da caixa de melzinhos, produtos da Cristian Gray e Avon? Tudo de porta em porta. Hoje com 87 anos ainda anda, sua profissão inicial alfaiate. O mais curioso é que meus dois avôs tem o mesmo nome JAN só muda o sobrenome e se encontraram vindo pra cá fugidos da guerra no navio, ainda crianças. O universo conspira sempre. Vivenciar tudo isto é que faz o caráter, a maneira de ser de um indivíduo, não adianta falar, é preciso dar o exemplo, e a gente necessita VER o exemplo sendo aplicado.

Eu sempre aprendi com a minha mãe a exigir qualidade nos produtos e meus filhos sempre presenciaram isto no meu dia a dia. Se estava ruim ligava no atendimento ao cliente e eles resolviam. Um belo dia minha filha do meio, na época com 9 anos e o Bruno com 12, chega e diz: "mãe você não sabe, o Bruno comprou um chocolate na cantina da escola e estava mole por causa do calor, ele foi lá e pediu para trocar por outro." Estranhei porque o Bruno não é de falar, mas vendo o meu exemplo ele seguiu.
Mostre ao mundo o exemplo e com certeza todos seguirão. Não reclame, não xingue, não debata, é preciso AÇÃO!

Um problema comum, lugares no transporte público para as pessoas idosas, deficientes, gestantes ou com criança de colo, ninguém dá o lugar. Estava eu e meu filho no ônibus quando chegou uma senhora e eu pedi para ele levantar e dar o lugar a ela, no mesmo instante uma moça atrás que estava com a filha fez o mesmo, pronto, olha o exemplo fazendo a coisa acontecer. Não foi preciso pedir, não foi necessário brigar, apenas agir.
Se espelhar em pessoas, histórias de vida, realizações de um sonho estimulam as nossas ações, nos fazem sentir um ser comum em busca de um mundo melhor.

Obrigada a todos que passaram, passam e passarão em minha vida para me ensinar um pouco mais a viver.

Tradição é trazer na memória toda uma história sobre a sua formação como pessoa.

Amo olhar para trás e ver pegadas que me trouxeram até aqui.

Tânia Gorodniuk

PS: Parabéns ao Grupo Santa Emília que me proporcionou este momento mágico de reflexão por seus 108 anos de história.




Nenhum comentário:

A minha casa possui asa, quando o vento toca, leva...

Vou contar O que rege a terra O vibra no ar O que no mar profundo Vive Meu mundo. A vida se faz num querer Num sentir Doce Ser...